domingo, 11 de janeiro de 2015

De volta ao Castelo, literalmente

Nasci no dia 28 de maio de 1994, em Sorocaba-SP e, nesse mesmo ano, nasceu também o Castelo Rá-Tim-Bum. Hoje, com vinte anos de história, a série se consagra por ter marcado a infância de tanta gente. No meio da cidade grande, a feiticeira Morgana e o Dr. Victor moram com seu sobrinho de 300 anos, Nino, e mais um monte de criaturas curiosas. A presença deles deixavam os episódios ainda mais interessantes. Todos os dias, Nino recebe a visita de seus três melhores amigos, Zeca, Pedro e Biba, que, juntos, desbravam o castelo em busca de novas aventuras. 

Cerca de 250 profissionais foram envolvidos na concepção do Castelo Rá-Tim-Bum, tudo para que além dos atores principais a criatura Mau, o morcego Godofredo, o ratinho, a cobra Cesleste, os pássaros que cantarolavam, o Porteiro, os irmãos cientistas Tíbio e Perônio, entre outros, pudessem existir. Para instigar mais ainda as crianças, a repórter de TV Penélope, a lenda folclórica Caipora, o extraterrestre Etevaldo e o entregador de pizzas Bongô visitam Nino, ocasionalmente. Ah, também tem o Dr. Abobrinha, um vilão que quer comprar o castelo a todo custo. 

Divirto-me ao lembrar de quantas histórias engraçadas e educativas assistia deitada no sofá da minha casa, este que já não existe mais, graças ao tempo. Isso comprova a antiguidade da série, que ainda faz sucesso apesar dos anos.

A série foi criada pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer e é transmitida pela TV Cultura.

Bom, como você deve imaginar, esse texto tem um motivo especial para existir. No dia oito de janeiro, realizei um sonho de criança, aliás, sonho de qualquer criança.  Visitei a exposição composta por peças originais e réplicas do Castelo Rá-Tim-Bum, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. 

Seguem as fotos dessa aventura nostálgica: 


           (Fotos do meu IPhone)

Para os interessados, segue um link com 40 curiosidades sobre o Castelo Rá-Tim-Bum. Divirta-se! 

0 comentários:

Postar um comentário