segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Entenda os mistérios que cercam a série “The Record Kepper “

Assista a série completa: http://therecordkeeper.com.br



Por Jhenifer Costa

Anjos e demônios, céu e terra. Estamos cercados e não podemos fugir. “The Record Kepper”, série financiada pela Igreja Adventista do 7º Dia, IASD, produzida pela “The Puddle Films” e dirigida por Jason Satterlund, revela como  acontece a batalha entre o bem e o mal no contexto bíblico.  É baseada no livro “O Grande Conflito”, obra da escritora adventista Ellen White. O projeto completo foi aprovado e financiado pela sede administrativa da IASD, em meados de 2002. Entretanto, a série começou a ser pensada e roteirizada muito antes disso. Trabalho duro e caro.

Dramatizar um livro como “O Grande Conflito” não é uma tarefa fácil. Quem conhece a obra, sabe que ela é cheia de contextos que só quem já leu os livros de Daniel e Apocalipse conseguirão entender. Complexo. Transformar esse livro em roteiros cinematográficos necessitou de empenho. Satterlund, diretor, produtor e também roteirista da série, pensou em cada detalhe, juntamente com Rajeev Sigamoney e Garrett Caldewell. O resultado foram 11 episódios, com duração de sete a 15 minutos. Na verdade, a série era para ser dividida em diversas temporadas. Os 11 primeiros episódios eram para contar a história da “Deserção”, momento em que a humanidade toma conhecimento do bem e mal, até o dilúvio. Porém, ela foi resumida, tendo a primeira e última temporada até o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Basicamente, os 11 episódios retratam o que acontecia nos “bastidores”, enquanto a humanidade enfrentava as piores batalhas registradas na bíblia.

Ninguém imaginava que a série “The Record Kepper” ficaria tão boa. A organização não tinha noção que o resultado final seria digno de Hollywood! Jason queria transformar essa série em algo absolutamente real, ele queria que os anjos parecessem tão verdadeiros quanto a tela do seu computador. Quase palpável. Particularmente, acho que ele alcançou seu objetivo. Ao assistir, senti que os anjos são como nós mesmos, até em nossas peculiaridades humanas. O elenco é excelente, os efeitos especiais superaram as expectativas iniciais de todos.

O problema aconteceu depois que tudo estava pronto. Agora, mostram-se os dois lados da moeda. Fico feliz em saber que a série foi finalizada e, mesmo com todas as implicações, podemos assisti-la online. Porém, entristeço-me ao saber que tanto trabalho, aliás, bom trabalho, foi vetado pelo conservadorismo forte que ainda existe entre nós. Para vocês saber, durante as gravações diversos representantes da igreja e do Centro de Pesquisas Ellen White acompanharam tudo de perto, nos sets de filmagem.

Satterlund destaca dois pontos fortes que levaram à decisão de cancelamento da série:
      Uma das atrizes da série promoveu uma festa de lançamento num bar, sexta-feira à noite.
            A série “The Record Kepper” foi inscrita e participou do Geekie Award Show 2013.

Então, a igreja se dividiu. Pessoas que apoiavam a série financeiramente prometeram deixar de fazê-lo se a série fosse lançada mediante as circunstâncias citadas acima.  Agora ela é exibida de forma independente, através do Youtube.  Felizmente, milhões de pessoas tiveram acesso ao conteúdo completo e todas foram alcançadas pela mensagem. Preciso dizer que não concordo que os motivos citados acima são fortes o suficiente para o cancelamento da série. Entretanto, em nota divulgada pela administração da IASD mundial, o motivo são os erros teológicos “descobertos” somente após o trabalho ser finalizado.

Não cabe a mim dizer se os envolvidos erraram ou acertaram. O importante é que Deus se encarregou de levar a mensagem, pois ela precisa ser pregada de qualquer forma, principalmente para pessoas que ainda não conhecem a Jesus. ”As pessoas alcançadas não podem ser mensuradas, mas são muitas”, revela Jason. Quando questionado a respeito dos motivos que levaram a série a ser cancelada, ele diz: “Não me arrependo de nada e, se pudesse, faria tudo exatamente como fiz”, complementa.

Sobre Jason Satterlund

Jason Satterlund é dono da produtora “Big Puddle Films”, criada em 2001. Além da série “The Record Kepper”,  fez trabalhos para clientes como Bom Jovi, Warner Brothers, CNN, Adventist Health, entre outros. Atualmente, está trabalhando em um novo projeto chamado “The Planet Tender”, também abordando a temática angelical.


Satterlund trabalha na indústria cinematográfica há mais de 25 anos, com isso se especializou em produção, direção, redação, fotografia e edição. Isso o leva ao circuito de festivais de cinema, onde tem a oportunidade de dividir seu trabalho com pessoas do mundo inteiro.  Ele conta que sempre quis contar histórias e isso o motivou a trabalhar com cinema, pois filmes não são nada além de histórias. Jason reside em Portland – Oregon, e é casado com Michaele Lawrence Satterlund. 

0 comentários:

Postar um comentário