quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Eu, um batom e a vingança

Quando criança, fazemos uma série de coisas irracionais, tipo: comer areia, pular do segundo andar achando que é possível voar, fugir de casa, tomar antibiótico direto do vidro, só por causa do sabor docinho. Além de passar gilete na sobrancelha, cortar o próprio cabelo, especificamente a franja, sendo esta a parte mais difícil de esconder. Tem muita coisa, não dá para cogitar a possibilidade de listá-las.

Digamos que eu tenha sido uma criança um pouco pior que as outras e tenha feito coisas piores que as descritas acima. Minha mãe sempre me fala isso e eu acredito piamente. Assim, algumas coisas eu lembro bem, outra nem tanto. Mas as traquinagens que eu fazia eram de dar medo. Tipo, têm crianças sapecas, que gostam de chamar atenção, até aí, beleza. Mas eu? Amigo, não era brincadeira! Minha mente era capaz de arquitetar planos maléficos impossíveis de acreditar que eu havia pensando sozinha.

Vou contar uma historinha para vocês. Quando eu tinha uns cinco anos e estava na pré-escola (minha mãe me colocou na pré-escola muito cedo porque ela não me aguentava), tinha uma professora que dava aula usando um batom rosa com glitter que eu achava lindo. Era a coisa mais maravilhosa que eu já tinha visto na vida. Incrível, era o rosa mais rosa do mundo.  Então, para minha alegria descobri que ela guardava esse batom na gaveta da mesa dela, na sala de aula. Um dia ela abriu a gaveta perto de mim e foi a primeira coisa que eu enxerguei. Respirei fundo e quase tive um troço. Precisava usá-lo!

Todos os dias, antes de entrar na sala de aula, os alunos faziam uma fila para cantar o hino nacional e depois alguma música retardada de criança que eu não lembro a letra, graças a Deus. Então, no dia seguinte, na fila, fiz o infeliz comentário quando a vi: “Nossa ‘pro’, acredita que eu tenho um batom igualzinho o seu?”. Que mentira absurda! (estou envergonhada neste momento) Não lembro bem o que ela disse, mas deve ter sido “que bom pra você”, ou algo do tipo, mas eu me lembro bem da cara de preocupada que ela fez.

Pronto, agora sim eu tinha carta branca para cometer o crime. No mesmo dia, fomos à “Hora da brincadeira” (Breve explicação: a “Hora da Brincadeira” era o momento em que as crianças saiam para brincar na areia e no parquinho. Uns 40 minutos que eu aproveitava para me enfiar completamente na areia e ficar lá até acabar o tempo. Quando saia do tanque, tinha areia em todos os lugares possíveis do meu corpo. Acho que não tem um nome para essa brincadeira, mas eu chamava de minhoca). Nesse dia eu resolvi que iria passar o batom enquanto todos estivessem distraídos no parquinho, inclusive a professora. E foi isso que fiz. Sai de fininho, como quem não quer nada. Entrei na sala, que estava fechada, abri a gaveta com muito cuidado e comecei a procurar o batom. A gaveta era grande e funda, devia ter uns 40x40 cm, mais uns 20 cm de profundidade. Dentro, havia várias outras coisas legais, umas borrachas coloridas, lápis de cor, espelho, uns bilhetinhos que os alunos davam para a professora e eu acabei me distraindo e gastei uns minutos preciosos com a minha curiosidade. Por fim, achei o bendito. Abri e passei rapidinho, fechei e quando fui colocar de volta na gaveta, exatamente no mesmo lugar onde tinha encontrado, alguém abriu a porta e gritou: “Vou contar pra ‘pro’ que você está com o batom dela!”

Juro, meu coração parou por uns segundos. Instintivamente passei a mão na boca e comecei a esfregá-la para tirar o batom. Peguei minha camiseta, do lado de dentro, e passei na boca para ajudar a limpar. Coloquei o batom na gaveta tremendo e entrei em pânico. Não porque eu tinha pegado o batom e passado, certamente eu não ia roubá-lo, só queria passá-lo e pronto. O medo tomou conta do meu ser porque a pessoinha que viu tinha o poder de acabar com a minha vida naquele momento. O nome dela é Samantha. Na época ela era gordinha, mais que eu quando criança. Confortava-me em saber que alguém na minha sala era mais gorda que eu. O problema é que eu infernizava a vida da menina, tinha colocado vários apelidos nela, os mais escrotos do mundo, já tinha cortado as alças da mochila dela e, inclusive, já tinha dado um soco no olho dela. Então, imagine o meu desespero.

Não deu tempo de pegá-la no caminho e fazer uma chantagem. A menina foi correndo igual um meteoro, direto na professora. Meu plano era negar tudo, negar até morrer. Passei direto por elas, que estavam falando sobre mim, e fui para o tanque de areia. Foi pisar na beira e a professora me chamar: “Jhenifer, venha aqui, por favor!”. Resumindo a história, acabei confessando o feito e fui advertida pela professora, que mais tarde comunicou minha mãe. Em casa a coisa ficou feia e não vou me ater aos detalhes...

Sabe, naquele dia, aprendi duas grandes lições que vou levar para a vida inteira. Primeira: nunca pegar nada de ninguém sem pedir ou fazer planos para que isso aconteça sem ser pego, até porque alguém sempre vê.  Segunda: a pessoa que você mais provoca, bate, briga e esculhamba, um dia pode fazer o mesmo com você, não no sentido literal, mas pode fazer você se dar muito mal. Rolou uma vingança ali e não gostei muito disso. Aliás, nadica. 

0 comentários:

Postar um comentário